Os melhores atletas e equipas protestaram sobre a decisão do COI


Atletas protestam em Teerã

O Campeonato do Mundo Sénior de Greco Romana e Livre Olímpica é a primeira grande competição FILA  após o Jogos Olímpicos de Londres e do anúncio mais recente da recomendação do Conselho Executivo do COI para remover luta entre os desportos essenciais para os Jogos Olímpicos de 2020.

A competição é organizada pelo Federação de Luta do Irão em Teerã, de 19 a 22 Fevereiro de 2013 onde se reúnem as 10 equipes mais fortes do mundo em ambos os estilos das Lutas Olímpicas, ou seja Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bulgária, Hungria, República Islâmica do Irã, Cazaquistão, Coréia, Rússia e Turquia em Greco Romana e Azerbaijão, Bielorrússia, Bulgária, Geórgia, República Islâmica do Irã, Japão, Cazaquistão, Rússia, Turquia e Estados Unidos da América em Livre Olímpica.

Este prestigioso evento oferecido à comunidade das Lutas, teve como grande oportunidade, de abordar a decisão do COI Conselho Executivo, entre a FILA e a Federação do Irão, lembrando o lugar central da Luta na cultura iraniana (as Lutas Olímpicas são o Desporto nº1 (Desporto Nacional) e que têm milhões de atletas registados) e os valores-chave que incorporam as Lutas. Além de ser um dos Desportos de Combate mais difíceis e mais completo sobre a terra, a luta olímpica contribui para a construção do caráter humano pelo respeito de ensino pelo adversário, humildade na vitória e na derrota o desportivismo; todos os princípios fundamentais do Movimento Olímpico.

Em uma tentativa de mostrar a desaprovação da recomendação do Conselho Executivo do COI, todos os atletas dos 14 países participantes, uniram-se sobre os tapetes e deram as mãos em sinal de solidariedade e fraternidade. Países em conflito, como Irão e EUA se juntaram a este ato simbólico para mostrar que o amor pela luta transcende todas as tensões políticas e barreiras culturais.

Para apoiar a ação, a Federação organizadora preparou faixas em Inglês e Farsi com o slogan:

 "Olimpíadas sem Luta! Nunca, nunca ... "

Video

Fonte: FILA

Comentários

Mensagens populares