Lutas Olímpicas continuam até 2024

Na última etapa do processo de avaliação e aperfeiçoamento do Programa Olímpico, a Luta Olímpica foi eleita ontem como Desporto adicional para os Jogos Olímpicos de Verão de 2020 e 2024.

A decisão foi tomada na sessão 125 do Comité Olímpico Internacional (COI ), em Buenos Aires - Argentina, após a adesão plena do COI que concordou com os 25 desportos que formam o núcleo para os Jogos de 2020, concedido ontem para a cidade de Tóquio.

A Federação Internacional de Lutas Associadas ( FILA ) fez uma apresentação para a Sessão, juntamente com as Federações Internacionais de beisebol/softbol ( WBSC ) e Squash ( WSF ), todos pré-seleccionados pelo Conselho Executivo do COI em Maio, após uma ampla avaliação pela Comissão do Programa. Os membros do COI votaram na Luta com a maioria simples dos votos no primeiro turno .

"Eu gostaria de dar os parabéns para a FILA", disse o presidente do COI, Jacques Rogge. "A Luta demonstrou grande paixão e resiliência nos últimos meses. Eles tomaram uma série de medidas para modernizar e melhorar o seu desporto, incluindo a adição de mais mulheres e atletas em cargos de decisão, mudanças de regras para tornar o desporto mais emocionante e fácil de entender e um aumento no número de competições femininas. Estamos satisfeitos com a reação deles e felizes por ter as Lutas Olímpicas no programa olímpico em 2020 e 2024."

A fim de controlar o tamanho, o custo e a complexidade dos Jogos, o Programa Olímpico foi tapado em 2002 com 28 desportos, cerca de 300 eventos e um alvo de 10.500 atletas. Também foi decidido que uma revisão sistemática do Programa Olímpico será realizado após cada edição dos Jogos para proporcionar rejuvenescimento regular dos Jogos, mantendo a continuidade e consistência. O conceito de um grupo de 25 desportos com um máximo de três desportos adicional foi adotada em 2007, e dois anos depois de golfe e rugby sevens foram adicionados ao programa do Rio 2016 e os Jogos Olímpicos de 2020 .

Resultados de voto:
Wrestling: 49
Basebol / softbol : 24
Squash : 22

<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="344" src="//www.youtube.com/embed/mCAvg59-3Uo" width="459"></iframe>
Fonte: COI

Comentários

Mensagens populares