A história de Mr. David Curby - Instrutor FILA

A FILA - Federação Internacional de Lutas Associadas está em Portugal a desenvolver o Curso de Treinadores Internacionais pela Escola Superior de Treinadores FILA -Greco Romana. Dos vários Instrutores FILA, há um que tem uma história de amor e paixão que iremos contar.
Mr. David Curby

Mr. David Curby é um Instrutor da FILA na vertente da Ciência do Desporto, muito simpático, amável, atencioso, uma pessoa especial e com uma história especial.

Mr. Curby criou a Fundação Jacob Curby, para honrar a memória do seu filho e tem como missão, ensinar valores sólidos através das Lutas Olímpicas a jovens americanos com um caminho para o sucesso e crescimento pessoal.

O Jacob Curby venceu uma batalha contra o cancro durante o Ensino Secundário e silenciosamente lutava contra a epilepsia, mas a 22 de Janeiro de 2010, depois de ter ido à Rússia competir no Torneio Podubbny, foi descansar e nunca mais acordou.

Antes de sua morte súbita e trágica, Jacob Curby estava a trabalhar no duro para atingir os objetivos finais em Greco Romana, tornar-se um Campeão Olímpico e Mundial.

Jacob estava a ser treinado por Mark King desde o inicio no Lions Wrestling Club, onde conquistou um título Estadual IKWF até o ensino secundário e foi  All-Stade e um dos principais concorrentes em Greco Romana.

Jacob partiu com 25 anos, mas não deixou ninguém indiferente, desde a sua paixão pela modalidade e pela maneira pela lidava com a família, com os amigos e com os colegas de equipa de luta. "Ele era trabalhador, humilde, determinado, resistente e gentil com os outros". Ele era, como Themat.com afirmou, "um guerreiro dentro e fora do tapete.".

Jacob Curby
Depois do ensino secundário, Jacob se juntou a Ivan Ivanov em Marquette, MI onde começou a treinar no US Olympic Education Center e a frequentar a faculdade na Northern Michigan University. Aqui, ele começou sua escalada constante até ao topo e que se esperava que assim fosse com uma medalha do mundo e uma olímpica.

Na hora de Jake`s, ele estava classificado como o número dois nos 66Kg nos EUA. Ele estava mostrando a melhoria contínua e onde alcançou algumas grandes vitórias nessa temporada na Europa, vencendo o Campeão Nacional da Finlândia e em seguida derrotar o medalha de bronze europeu na Suécia e arrecadar assim a medalha de bronze.

No seu curriculum inclui um Tetra-Campeão Nacional EUA Sénior, um segundo, um terceiro e um quarto lugar no World Team Trials; Campeão Nacional Universitário, 2 Campeonatos Mundiais por Seleção; Medalha de Ouro no Sunkist; Medalha de Ouro no NYAC; Medalha de Ouro no Torneio Dave Schultz; Medalha de Ouro no Grand Prix da Eslovénia; Medalha de Ouro no Hamid Elofir, Medalha de Bronze no Pan-Am Tournament, Medalha de Bronze no Kartozia Internacional em Tbilisi - Geórgia e uma Medalha de Bronze no Torneio Happaranda na Suécia

Jacob, como relata o seu Pai Mr. David Curby, "ele estava tão orgulhoso de representar a Seleção Nacional por esse mundo fora. Deixo aqui a sua grande mensagem, mensagem essa que está exposta no site da Fundação, "Você controla quem você é ou no que se quer tornar no futuro. Minhas experiências como um atleta de classe mundial me ensinaram a ser resistente, a minha batalha contra o cancro me ensinou a ser forte, meu relacionamento com Deus, família e país me ensinaram a ser grato. Eu não posso garantir um campeonato mundial, mas posso garantir dedicação total. Eu nunca vou falhar um teste de drogas, eu vou sempre estar em forma e eu vou me comportar de uma maneira que vai fazer meus patrocinadores, família e país orgulhosos!"."

Parte de trás da T´shirt
"Não quero que esqueçam este jovem.", por isso que Mr. David Curby fundou esta instituição que orgulhosamente organiza todos os anos uma prova de Luta, integrado no Calendário da Federação dos Estados Unidos e também da FILA intitulado por "Jacob Curby Cup". Nesta competição ainda têm um Prémio intitulado por "Jacob Curby Memorial Award" que pretende reconhecer um atleta de Greco Romana de cada um dos dois Olympic Training Centers - Centro de Treinos Olímpico. Este prêmio será entregue a um lutador que tem apresentado um forte carácter pessoal e compromisso com a modalidade. O vencedor ainda terá o seu nome numa Placa nas paredes do seu Centro de Treino.

A prova "Jacon Curby Cup" é o principal evento desta Fundação, competindo pelos melhores lutadores de todo o mundo em uma competição com a Seleção Norte Americana. Esta competição é de um fim de semana, onde junta a juventude com os melhores lutadores, que ao mesmo tempo serão ensinados por eles numa espécie de estágio, de forma a inspirar os jovens e melhorar o programa de Luta no EUA através de mais uma competição internacional.

Para João Vitor Costa o nosso diretor, "Já tinha conhecimento desta história e a qual me comoveu muito, por esta história de paixão pela modalidade e a paixão familiar, estes dois assuntos mexem muito comigo. Esta história de Pai e Filho, faz-me lembrar o Rui Passos e a sua louca adoração pelo seu filho e nosso Campeão Hugo Passos e a paixão de ambos pela Luta. Gostei de conhecer e estar com o Mr. David Curby, "He is a nice guy"." No final do segundo dia de curso da Escola Superior de Treinadores FILA, o João falou pessoalmente com o Mr. David Curby, contou que sabia da história e logo de seguida Mr. Curby tirou a T´shirt que tinha vestida e a ofereceu, a T´shirt era mais uma homenagem ao filho. Uma grande recordação! No dia seguinte, voltaram a falar e mais uma oferenda, uma folha em A3 em papel fotográfico com a frase inspiradora de Jacob e imagem dele mesmo em posição "Start" de Luta como demonstra a foto abaixo.

"Thanks Mr. Courb, for the sympathy, friendship and the course offerings." by João Vitor Costa


"Você controla quem você é ou no que se quer tornar no futuro. Minhas experiências como um atleta de classe mundial me ensinaram a ser resistente, a minha batalha contra o cancro me ensinou a ser forte, meu relacionamento com Deus, família e país me ensinaram a ser grato. Eu não posso garantir um campeonato mundial, mas posso garantir dedicação total. Eu nunca vou falhar um teste de drogas, eu vou sempre estar em forma e eu vou me comportar de uma maneira que vai fazer meus patrocinadores, família e país orgulhosos!" by Jacob Curby


Comentários

Unknown disse…
Thank you to João Vitor Costa for your beautiful blog tribute to my son-Jacob Curby!

Mensagens populares