Campeões de Portugal de Greco e Livre Feminina 2014

Foram distribuídos 22 títulos nacionais

Os melhores Lutadores Masculinos e Femininos de todo o País subiram ao tapete para disputarem os mais altos títulos em disputa na presente época, os títulos de Campeão Nacional Individual de Luta Greco Romana e Luta Livre Feminina.

Os Campeonatos Nacionais de Cadetes, Juniores e Seniores Masculinos e Femininos, foram realizados pela Federação Portuguesa de Lutas Amadoras no Pavilhão da Boa Hora Futebol Clube na Ajuda em Lisboa, onde as bancadas estiveram compostas por apoiantes, familiares, amantes e curiosos que se manifestaram efusivamente pelos seus atletas e pelos futuros Campeões de Portugal.

Antes de dar inicio à disputa dos títulos, houve a entrega dos Prémios Anuais do Ranking Nacional de 2013, tendo os vencedores: Melhor Cadete Masculino - João Caldas do SL Benfica; Melhor Cadete Feminino - Daniela Cruz do GDR "Os Leças"; Melhor Júnior Masculino - João Pina do CM União; Melhor Absoluta Feminina - Ana Meier do SL Benfica; Melhor Sénior Masculino - Bruno Prates do Silves FC; Homenagem do Ano - Hugo Passos que foi TetraCampeão SurdOlímpico; Personalidade do Ano - Lídio Alecrim, pelos 10 anos ao serviço da SR Baixa da Serra.

Vencedores do Ranking Nacional 2013
Ainda se procedeu à entrega das Carteiras de Treinador Internacional FILA ao Treinadores que no passado Novembro de 2013 em Almada, se submeteram ao Exame Final do Curso da "Advance School for Coach Greco-Roman FILA", assim os novos internacionais são: Luís Barneto; Paulo Martins; Pedro Alves; João Vitor Costa; Kevin Scholle; Carlos Nunes.

Os novos Treinadores com a Carteira de Treinador Internacional FILA
Antes dos bons e emotivos combates nas mais diversas categorias que se presenciaram em toda a competição, procedeu-se ao desfile de meia centena de lutadores de 11 clubes. A 12ª Equipa presente foi a Equipe de Arbitragem constituída pelos Internacionais João Costa e Rui Marta e os Nacionais Eugénio Bernardes, Flávio Mendes, Frederico Bastos e João Vitor Costa.

Depois de muitas disputas, os campeões de Portugal são:

No ano passado os Cadetes Femininos tiveram em disputa dois títulos, este ano disputaram-se 5 títulos: 
Nos 49Kg, a Matilde Viana do SL Benfica estreia-se nas conquistas dos títulos nacionais.
Nos 65Kg, Soraia Prates do Silves FC que foi a "Jovem Promessa de 2013" pelo Mundo da Luta Olímpica, vence pela segunda vez consecutiva esta categoria.
Nos 70Kg, 75Kg e +75Kg, as atletas vencedoras conquistam este título pela primeira vez, Cheila Maria da SR Baixa da Serra, Ariana Cunha do Silves FC e Sofia Oliveira da CP Martim.

O escalão de Absolutas Femininos têm as estrelas da Seleção Nacional, que não deram hipótese e venceram as suas respetivas categorias e sagraram-se Campeãs:
Na categoria de 53Kg está, nem mais nem menos, a atleta internacional com mais títulos e internacionalizações de Portugal na modalidade, Liliana Santos do SL Benfica, conquistou o seu 11 título nacional, todos obtidos interruptamente.
Nos 58Kg, o regresso da lutadora Vânia Guerreiro do SL Benfica, que conquista o título pela sua 7 vez.
Nos 69Kg, Vanessa Pereira da SR Baixa da Serra recuperada de uma grave lesão, regressa às competições para conquistar do seu 5º título frente à anterior campeã a Ana Cavaca do GDR Os Leças.
Nos 75Kg, Verónica Lopes da SR Baixa da Serra, conquista o seu terceiro título. Na categoria mais pesada, Isa Prates, vence a categoria dos 85Kg e assim conquista o seu 1º título.

Nos escalões das Jovens Promessas Nacionais, os Cadetes Masculinos, quem se sagrou Campeões de Portugal, foram:
Na categoria de 50Kg, Dário Grave de CPSB Messines venceu pelo terceiro ano consecutivo.
Nos 54Kg, Tiago Correia do SL Benfica, "Jovem Promessa de 2013" pelo Mundo da Luta Olímpica, conquista o seu segundo título consecutivo.
Nos 69, Daniel Caldas do SL Benfica conquista o seu primeiro título.
Nos 76Kg, Pedro Caldas do SL Benfica, o "Estrela da Luta - WAS13" conquistou o seu quarto título consecutivo.
Na categoria mais pesada os 85Kg, o vencedor foi o Jorge Prates da CPSB Messines que conquistou o seu 1º título.

Nos Juniores Masculinos, os próximos seniores da modalidade, os Campeões foram:
Nos 66Kg, 74Kg e 84Kg, os atletas Daniel Novo do SL Benfica, João Pina do CM União e Nelson Freitas do SL Benfica, venceram as respetivas categorias pela segunda vez.

A Elite de qualquer modalidade são os Seniores e neste caso, em algumas categorias as finais foram disputadas até ao último segundo. Sagraram-se Campeões de Portugal:
Nos 59Kg, Mickael Borges da Casa Pia AC que vive no estrangeiro, veio até Portugal para roubar o Bi-Campeonato a Carlos Silva do GDR “Os Leças”.
Nos 66Kg, João Carvalho da Casa Pia AC vence sem dificuldades e conquista assim o seu 7º título consecutivo desde os escalões anteriores.
Nos 75Kg, a categoria mais polémica, o campeão foi o João Gastão da Casa Pia AC.
Nos 85Kg,  não há muito a dizer, aliás em qualquer categoria onde ele esteja é para conquistar, neste caso, o Atleta Olímpico Hugo Passos da Casa Pia AC, conquista assim o seu 17º título de uma invejável carreira desportista.
Nos 96Kg, João Andrade do GD Mouraria conquista o seu 3º título.
Nos 130Kg, Duarte Fonseca do GD Mouraria conquista o seu primeiro título.

Em termos coletivos quem arrecadou mais Campeões Nacionais foi o Sport Lisboa e Benfica com 8, seguido da Casa Pia Atlético Clube com 4 e para fechar o Pódio ficaram as duas equipas do Algarve o Silves Futebol Clube e a Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines.
Por fim, o Grupo Desportivo da Mouraria e a Sociedade Recreativa da Baixa da Serra conquistaram 2 Campeões e com 1 cada ficaram a Casa do Povo de Martim e o Clube Musical União.


Fotos: Rui Soares

Comentários

Mensagens populares