A primeira edição do “OWC” foi um êxito.

Grande manhã desportiva onde quem venceu foram as Lutas Olímpicas


Com a organização da Associação Portuguesa de Ciências de Combate e com a coorganização da Associação de Lutas Amadoras do Distrito de Setúbal e com a oval da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras e o apoio do Mundo da Luta Olímpica, da Revista Desportiva “O Praticante” e com o forte patrocínio da AcrilCoina – Comércio de Chapa Acrílica, as Lutas Olímpicas abriram o primeiro dia do IV Festival de Artes Marciais e Desportos de Combate com a primeira edição do “Olympic Wrestling Challenge”.

O “Olympic Wresling Challenge” é a nova competição da ALADS, que tem como objetivo dar um maior enfâse às Lutas Olímpicas perante os restantes Desportos de Combate. Também será uma montra dos melhores atletas nacionais e internacionais que praticam esta modalidade.

Esta competição tem a particularidade de conter no seu alinhamento as três vertentes das Lutas Olímpicas, o estilo de Greco Romana e o estilo Livre para Masculinos e Femininos. Os lutadores que aceitaram este desafio, fizeram dois combates em primeiro em Livre e o segundo em Greco Romana, tendo havido um único combate feminino e só no estilo Livre. Seria declarado vencedor da respetiva categoria o lutador que conquistar mais pontos técnicos e táticos.

Aceitaram este desafio 4 clubes nacionais, de Setúbal esteve presente a Sociedade Recreativa da Baixa da Serra e de Lisboa participou o Clube Musical União, o Grupo Desportivo da Mouraria e o Sport Lisboa e Benfica.

O alinhamento dos combates e os seus vencedores foi a seguinte:

Categoria dos 59Kg, opôs um Jovem do Sport Lisboa e Benfica, o Diogo Merca contra o Campeão Nacional de Livre Olímpica em 2013, o Válter Ferrão da SR Baixa da Serra. O Benfiquista venceu a categoria ao vencer em Livre aos pontos por 9-3 e em Greco Romana por Grande Superioridade Técnica de 10-0.

Pedro Bastos do SL Benfica, Tetracampeão Nacional em ambas as vertentes, venceu o Ralph Ribeiro do GD Mouraria, Lutador Internacional Brasileiro, na Categoria dos 66Kg. Os dois combates vencidos foram por Grandes Superioridades Técnicas, pelos parciais de 8-1 e 6-0.

Nos 75Kg encontraram-se dois jovens do CM União, o Diogo Pinto e o Francisco Mourisco, onde o primeiro lutador vence ao seu colega de treino, ao ganhar em Livre por Grande Superioridade Técnica de 11-4 e em Greco Romana, com a máxima da modalidade, o Assentamento de Espáduas.

Nos 85Kg também dois lutadores do CM União, com o Internacional Húngaro o Kevin Scholle contra o Nuno Pina. Kevin irá participar no Campeonato do Mundo de Veteranos no próximo mês de Agosto e aproveitou esta competição para fazer uma melhor preparação. Derrotou o seu colega de equipa em ambos os combates por Grande Superioridade Técnica, 6-0 e 6-0, demonstrando que está num bom caminho para garantir uma medalha no Campeonato do Mundo.

O único combate feminino opôs duas lutadoras da SR Baixa da Serra, a jovem Jocileida Delgado contra a consagrada Vanessa Pereira, Pentacampeã Nacional, que venceu a sua colega por Grande Superioridade Técnica pelo parcial de 12-2.

A entrega dos prémios foi completamente diferente do habitual, em vez dos lutadores subirem a um Pódio, a Medalha para o vencido e o Troféu OWC para o vencedor foram entregues imediatamente ao término do último combate e já feitas as contas de quem sairia vencedor. Para a entrega dos prémios, além de estar a Equipa de Arbitragem presentes, as mesmas foram entregues pelo Vice-Presidente da FPLA o Pedro Alves e o Presidente da APCC e organizador do Festival o Luís Barneto.

A Equipa de Arbitragem foi constituída pelo Chefe de Equipa Eugénio Bernardes, pelo Nacional Carlos Nunes e pelo Regional Paulo Leão.

Para o ano espera-se uma nova etapa do “Olympic Wrestling Challenge”. Para a posterioridade ficam as fotos da consagração dos dois lutadores.

Categoria 69Kg - Combate Feminino

Categoria 59Kg

Categoria 66Kg

Categoria 75Kg
Categoria 85Kg



Fotos: Pedro Alves

Comentários

Mensagens populares