Príncipe Imran aplaudiu as Lutas no Commonwealth

As Lutas Olímpicas foram um êxito

As Lutas Olímpicas foram um êxito, como a parte integrante na XXª Commonwealth Games em Glasgow, tendo mais de 2.000 fãs assistindo a 3 dias verdadeiramente espetaculares. 

Muitos das pessoas que assistiram a estes encontros ficaram loucos e à saída do Salão, muitos deles vinham com sorrisos em seus rostos e um novo respeito para uma modalidade que não e muito praticada no Reino Unido. 

"Eu nunca esperava que seria tão emocionante", disse Martin Ross, uma criança nativa de Glasgow, que assistiu pela primeira vez a este desporto, "Absolutamente amei." 

Não foi apenas as crianças que viram algo de positivo no evento de luta livre nos Jogos da Commonwealth. O Presidente Príncipe Imran da Malásia também também ajudou no apelo da modalidade em setembro passado junta das multidões locais. "Nós vimos que ele tem sido muito popular aqui", disse o príncipe Imran - um membro do COI desde 2006 e presidente desde 2011 CGF . "Os fãs são muito ativos e o entretimento é bom para o desporto e para os Jogos."

Parte do apelo da luta para os fãs, foi que muitas das nações que participam da Commonwealth tinha lutadores e equipes talentosas. Ao fim de três dias de competição dez países tinha ganho uma medalha.

"As Lutas são um desporto universal e as equipes que aqui competiram eram de classe mundial", disse o Príncipe Imran. "Isso é muito importante." 

A mudança na promoção e atitude em torno das Lutas remonta a fevereiro de 2013 com a decisão do conselho executivo do COI em eliminar a modalidade do programa olímpico em 2020. A campanha que sucedeu em ganhar a reintegração, foi produzida numa organização maciça e alterações no formato da competição. A principal mudança foi o esforço da luta em simplificar nas suas regras e criar mais ação no tapete. As novas regras têm resultado num aumento da ação e maior pontuação.

O Príncipe Imran também observou que a mudança de liderança tem sido vital para o ressurgimento e no sucesso nos Jogos da Commonwealth. "Eu sou um grande admirador do presidente Lalovic", acrescentou o Príncipe Imran. "Ele não só ajudou salvou a modalidade, como o colocou na direção para o crescimento. É ótimo para assistir." 

Os próximos Jogos da Commonwealth terá lugar em Gold Coast, na Austrália e são definidas para ser em 4 de Abril de 2018.

Fonte e Foto: FILA

Diretor de Competição da Commonwealth

Para Portugal esta Competição e Jogos não está inserido no Calendário Internacional nem como torneio de interesse, já que a Língua Inglesa não é a principal. Mas importa referir que o nosso Presidente da Direção da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras, o Professor Pedro Silva, foi o Diretor de Competição.

Assim a nossa excelência na organização de competições com estes formatos, está salvaguardada e consolidada, possivelmente um dia termos uma Competição Internacional no nosso Pais.

Por esta razão e por outras, o MLO congratula o Professor Pedro Silva por esta excelencia de competição que dirigiu.

Parabéns Pedro Silva!


Foto: Don Ryan

Comentários

Mensagens populares