1º Beach Wrestling em Portugal foi no Barreiro

Primeiro Beach Wrestling

Pela primeira vez em Portugal realizou-se o Beach Wrestling na Praia do Bico do Mexilheiro no Barreiro, Distrito de Setúbal, integrando o Cartaz das Festas do Barreiro 2015.

Participantes do primeiro Beach Wrestling
Organizado pela Associação de Lutas Amadoras do Distrito de Setúbal e com a homologação da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras e com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro e com a Associação Portuguesa de Ciências de Combate.

Cerca de 20 lutadores de várias modalidades de combate deslocaram-se até à citada praia a fim de participar e aprender mais sobre esta modalidade com grande expansão nas Praias de todo o Mundo.

Até ao momento, não sabemos quais os resultados oficiais desde torneio, mas tivemos conhecimento que Carlos Silva e Samuel Pedro, dois ex-lutador e ex campeões nacionais, subiram ao mais alto patamar do Pódio. Os combates foram arbitrados por pelo Pedro Alves e Carlos Nunes, dois Árbitros de Lutas Olímpicas. Ainda marcou presença o Presidente da ALADS Luís Barneto e o Presidente da FPLA Pedro Silva.

Combate de Beach Wrestling em Portugal
O Beach Wrestling foi pensado pela Federação Internacional de Lutas Associadas, atual United World Wrestling, durante o Congresso de 2004 em Atenas, a fim de reunir todos os diferentes estilos de Luta Tradicional e as praticar na areia, visando a promoção de valores de diversão, desporto seguro, acessível, e eco-friendly.

Beach Wrestling é praticado na praia, dentro de um círculo de areia com 7 metros e com um tempo regulamentar de 3 minutos. O uniforme de combate é um Calção normal e umas Fitas de Cor (Azul ou Vermelho) colocado no tornozelo.

As regras do BW são muito simples: Para ganhar a partida, o lutador necessita de ser o primeiro a marcar três pontos. Os pontos são atribuídos pelas seguintes ações: Takedowns (colocar o adversário no chão) - 1 ponto, Pushout (colocar o adversário fora do recinto) - 1 ponto, Takedowns with back exposure (colocar os ombros do adversário no chão durante uma queda) - 2 pontos.

Foto: FPLA

Comentários

Mensagens populares