8º Lugar no Europeu para Liliana Santos

Campeonato Europeu de Livre Feminina


A Seleção Nacional em Luta Livre Feminina de Absolutas participou no Campeonato Europeu realizado em Riga, Letónia com as nossas duas melhores lutadoras atualmente e de sempre, a Liliana Santos e a Vânia Guerreiro.

Liliana Santos vence a Turca Evin Demirhan

Esta é uma grande etapa na preparação da qualificação Olímpica das nossas lusas, estando agora na terceira etapa, onde os resultados obtidos até agora são motivadores, chegado ambas à Final da Medalha de Bronze no Torneio de Paris em França e um Top10 no Torneio de Klippan na Suécia.

Sob a orientação do Selecionador Nacional, Prof. Luís Fontes, as nossas campeãs tiveram distintas classificações, tendo a Liliana ficado no Top10 e a Vânia no final da tabela. Mas ambas, tiveram grandes combates e óptimos pormenores que nos fazem sonhar com as classificações olímpicas.

Liliana Santos na categoria dos 48Kg, classificou-se na 8ª posição da tabela entre 15 atletas. O seu primeiro combate foi frente à Turca Evin Demirhan, multi-medalhada em Europeus e Mundiais (1 Ouro, 2 Pratas e 5 Bronzes em Europeus e 2 Bronzes em Mundiais), que apesar deste currículo, a nossa Lusa não se deixou intimidar e venceu o combate por 5-2. No combate seguinte mede forças com a Espanhola Eugenia Garcia, onde o seu melhor resultado era um segundo lugar no Campeonato do Mediterraneo, que foi vencido pela Liliana. Mas esse resultado não garantiu nova vitória e foi perdido por 4-1. Liliana não conseguiu a repescagem e classificou-se em 8º lugar (Top10), numa categoria vencida, como era de esperar, e forte candidata ao Ouro Olímpico no Rio, a Maria Stadnyk do Azerbeijão (8x Campeã da Europa, 2x Campeã do Mundo e duas medalhas olímpicas - Prata em 2012 e Bronze em 2008).

Já a Vânia Guerreiro na categoria dos 55Kg, classificou-se na 14ª posição da tabela entre 15 atletas. Vânia contraiu uma lesão em estágio na Suécia, no mês passado, mas sua determinação e coragem não a fizeram desistir e participou no Europeu numa categoria acima da sua, que normalmente é a dos 53kg. O seu primeiro e único combate foi frente à Romena Simone Pricob, que num recente encontro entre estas duas lutadoras no Campeonato do Mundo em Setembro em Las Vegas na América, a vitória sorriu à Vânia, mas desta vez perdeu o combate. Perdeu um combate em que sempre dominou e nos seus momentos ofensivos, a sua adversária soube aproveitar o erro e beneficiar marcando pontos, tendo perdido pelo parcial de 12-0. Venceu a categoria a Russa Irina Ologonova, Prata no Mundial de 2015.

Ficamos ainda presos ao solo de Riga, porque o nosso Comendador da Ordem do Infante D. Henriques, Hugo Passos, vai entrar este Domingo em ação na categoria dos 71Kg.

Vamos ficar atentos a esta participação.

Comentários

Mensagens populares