Livro "Desporto com Sentido - Lutas Olímpicas" da APCAS

Desporto com Sentido


Este projeto surge no seguimento e amadurecimento de outros projetos da APCAS, nomeadamente o projeto Participar+, que visou a criação de um Centro de Recursos para o Desporto Adaptado (CRDA). Com o CRDA, estão disponibilizados os materiais para a prática de diferentes modalidades desportivas adaptadas assim como uma introdução de base a algumas modalidades.

Identificou-se então a necessidade de criar uma resposta que permitisse alcançar a globalidade das vertentes que constituem o ensino e prática do desporto adaptado em Portugal, que complementasse o trabalho iniciado: bibliografia, através da criação de manuais de modalidade e de um manual generalista; materiais didático-pedagógicos, nomeadamente material desportivo, imagens e vídeos demonstrativos; formação, através da dinamização de ações teórico-práticas em várias modalidades; partilha de conhecimento, através de uma plataforma de e-learning e sensibilização para as questões ligadas à deficiência e à prática desportiva por parte das pessoas com deficiência, através de ações dinamizadas em escolas e na comunidade; tendo em mente a realidade portuguesa e a inexistência deste tipo de materiais em Língua Portuguesa.

Eis o projeto “Desporto com Sentido”.



O Projeto Desporto com Sentido centra-se na produção de ferramentas necessárias à inclusão pelo desporto através da conceção de manuais de suporte às várias modalidades desportivas, acompanhados de suporte digital. A intervenção do projeto dá-se a vários níveis:

Bibliografia - criação de manuais de modalidade e de um manual generalista;

Materiais didático-pedagógicos - material desportivo, imagens e vídeos;

Formação - dinamização de ações teórico-práticas em várias modalidades;

Partilha de conhecimento - criação de uma plataforma de e-learning e ações de sensibilização para as questões ligadas à deficiência e à prática desportiva por parte das pessoas com deficiência, através de ações dinamizadas em escolas e na comunidade.



Para elaborar o Livro "Desporto com Sentido - Lutas Olímpicas" a APCAS colaborou com o Professor da Faculdade de Motricidade Humana (parceira do projeto) o Paulo Martins e com um aluno de Desporto e praticante da modalidade, Samuel Pedro para realizar o livro de ensino de Luta Adaptada. Também colaboraram os lutadores do Grupo Desportivo e Cultural Casal do Sapo que se disponibilizaram como modelos fotográficos para as técnicas, bem como o apoio do Selecionador Nacional Luís Fontes.

Mais informação: http://desportocomsentido.todosemjogo.org/index.html 

Comentários

Mensagens populares