Cheirou a Medalha em Madrid

Gran Premio de España 2016


As Seleções Nacionais de Portugal de Greco Romana e de Livre Feminina participaram na competição organizada pela Federação de Espanha em Madrid, intitulada por Gran Premio de España 2016.

Foto da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras.

Estivemos muito perto de uma medalha em Espanha pelo atleta da Margem Sul, o "Estrela", como carinhosamente o chamamos, o lutador Pedro Bastos e a Liliana Santos venceu um combate frente a uma Campeã do Mundo em 2006.

Vamos analisar agora cada combate e exibição dos nossos Portugueses.

Liliana Santos a mostrar mais uma vez que só consegue ganhar às Campeãs Continentais e do Mundo, mas com as menos classificadas, fica sempre pelo caminho. Iniciou o percurso, na sua categoria habitual os 48Kg, com um combate frente à Nicole Woody, Campeã do Mundo em 2006 e Campeã PanAmericana em 2008, com um combate muito técnico vencendo aos pontos por 7-2. Combate seguinte, enfrentou a grande campeã da Colômbia a Carolina Hidalgo e perdeu este combate aos pontos num total de 6-1. Carolina irá estar presente no Rio2016, na sua segunda participação Olímpica, classificou-se em 11º em Londres2012. A Colombiana chegou à final e fez com que a nossa Lusa fosse repescada, nesse combate enfrentou a sua conhecida turca Evin Demirhan e perdeu aos pontos, num combate muito equilibrado, por 8-5. De relembrar que Liliana e Evin enfrentam-se muitas vezes e executam um combate muito interessante de se ver e a vitória pêndula para ambos os lados. Liliana classificou-se em 8º lugar numa categoria vencida pela Valeria Chepsarakova da Rússia.

O Estrela, Pedro Bastos esteve na final de apuramento do 3º lugar da categoria dos 66Kg e não conseguiu fazer como a Seleção Portuguesa de Futebol e vencer o Françês. Bastos nos 1/4 de final, encontrou o que se sagrou depois campeão desta categoria e Campeão PanAmericano o Cubano Miguel Martinez, tendo perdido por Grande Superioridade de 8-0. O Miguel Martinez é um dos apurados para participar no Rio2016. Pelo facto do adversário ter chegado à final, o nosso luso foi repescado e na final para o apuramento do 3º classificado, perde com o Francês Sylla Mamadassa, por Grande Superioridade de 14-2. Assim classificou-se em 5º Lugar.

Chegou a cheirar a Medalha de Bronze em Madrid, onde já não conseguimos arrecadar uma medalha, nesta competição, desde 2011 em Greco Romana o Bronze de Hugo Passos e em Livre Feminina o também bronze de Liliana Correia em 2003.

Esta comitiva foi chefiada pelo Presidente Pedro Silva e orientada pelo Selecionador Nacional Luís Fontes e também acompanham a equipa e arbitram a competição os árbitros internacionais João Costa e Rui Marta.

Estiveram presentes nesta competição os exSelecionadores de Portugal o Cubano Raúl Diaz e o Português David Maia, representando agora outros Países.

Paralelamente a esta competição irão decorrer reuniões multilaterais entre várias federações mediterrâneas com o sentido de fortalecer e reforçar as parcerias entre as mesmas.

Comentários

Mensagens populares